OUROBOROS: EspetÔculo de Improvisação Long-Form e o Eterno Retorno
- Cosmonauta
- 12 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2023

No último dia 10 (dezembro de 2023), a turma do "Laboratório de Improvisação: Construção de Personagens e Dramaturgia da Relação" do Espaço Cosmonauta apresentou o espetÔculo OUROBOROS, criado pela própria turma sob a direção dos professores Danilo Forlini e Tainah Azevedo.
O espetĆ”culo utiliza a estrutura do formato "La Ronda", muito conhecido na improvisação Ibero-Latino-Americana e descrito no livro "Improvisação AvanƧada", de Claudio Amado. Neste formato, as cenas sĆ£o sempre em dupla e formam um ciclo que se repete conforme as cenas avanƧam no tempo e no espaƧo a partir da história. O simbolismo cĆclico inspirou o diĆ”logo com o sĆmbolo OUROBOROS, comum a vĆ”rias culturas e tempos da humanidade, presente em diversas mitologias. A serpente que morde a própria cauda, e se renova ao mesmo tempo em que se repete, apresenta a potĆŖncia da transformação pelos encontros entre personagens. Encontros que se repetem, mas nĆ£o sĆ£o os mesmos, da mesma forma que os personagens jĆ” nĆ£o sĆ£o os mesmos após toda a roda da história ser atravessada.
Na apresentação que marcou a conclusão do curso, o grupo trouxe uma complexificação das estruturas do formato original, ao acrescentar protocolos sorteados antes da peça (pequenas missões/estruturas) que tentariam ser cumpridas ao longo da história sem que nenhum de seus colegas soubesse (um beijo, um tapa, um segredo), além de pedir ao público elementos que serviram de inspiração para a construção dos personagens que seriam fixos na apresentação.
A história (única e que nunca mais se repetirÔ), atravessou o mundo do crime, dramas familiares, investigação policial, contrabando de pudins de caramelo (de procedência duvidosa), uma cãotaruga e um triângulo amoroso que acabou em tragédia. Nem mesmo a chuva forte que caiu sobre o teto do museu do boneco impediu que aproveitÔssemos uma história diferente e divertida pelas lentes da improvisação teatral e criada na hora pelos artistas improvisadores e improvisadoras. A pergunta que fica é: quando é que tem mais impro pra gente assistir?

OUROBOROS - EspetÔculo de Improvisação Long-form
Direção/Encenação: Danilo Forlini e Tainah de Azevedo.
Elenco: Daniela Rosa, Gabi Conto, Guilherme Castro, Jordy Casteller, Julia Millardos, LƩo Mukoyama, Marcelo Cesar, Matheus Mukoyama, Rodrigo Vulcano, Samira Arruda e Silvia Arruda.
Apoio TƩcnico: Isabela Lia
Fotografia: Angelina Moreno
Produção Executiva: Espaço Cultural Cosmonauta e Cia. Improvisória de Teatro em parceria com o Museu Espaço do Boneco.
Este espetÔculo fez parte da 1ª Mostra de Improvisação Teatral de Araraquara, que contou com: PLAYLIST - Com Cia. Improvisória de Teatro apresentando um novo experimento teatral (08 de dezembro às 20h), MINI-GAMES - Com a turma de Improvisação Infanto-Juvenil (09 de dezembro às 17h), GANGUES DA MORADA - Turma de Iniciantes em Improvisação apresentando jogos de Improviso (09 de dezembro às 20h) e OUROBOROS - Com a turma de Aprofundamento em Improvisação apresentando Impro Long-form (10 de dezembro às 19h).
E você, tem interesse em aprofundar seus conhecimentos em Teatro e Improvisação? DÔ uma olhada em nossos cursos e oficinas com inscrições abertas: Teatro e Improviso, Oratória, Teatro para Crianças, Escrita Criativa e Stand Up Comedy.